Academic Ranking of World Universities (ARWU)

Academic Ranking of World Universities (ARWU) foi publicado pela primeira vez em junho de 2003 pelo Center for World-Class Universities  (CWCU) da Escola de Pós-Graduação em Educação (anteriormente Instituto de Educação Superior) da Shanghai Jiao Tong University. Desde 2009, o ARWU é publicado e protegido por direitos autorais pela Shanghai Ranking Consultancy. A ShanghaiRanking Consultancy é uma organização totalmente independente sobre inteligência de ensino superior e não está legalmente subordinada a nenhuma universidade ou agência governamental.

Resultados da Unicamp no Academic Ranking of World Universities

Publicação201220132014201520162017201820192020202120222023
AWRU World201-300301-400301-400301-400401-500401-500301-400301-400301-400301-400301-400401-500
AWRU por País – Brasil22-52-52-45-64-62-42-42-32-423-5

Indicadores utilizados pelo ARWU

O ARWU utiliza seis indicadores objetivos para classificar as universidades do mundo, incluindo o número de ex-alunos e funcionários premiados por prêmios Nobel e medalhas de campo, número de pesquisadores altamente citados selecionados pela Clarivate Analytics, número de artigos publicados em periódicos Nature e Science, número de artigos indexados em Science Citation Index – Expanded and Social Sciences Citation Index e desempenho per capita da universidade.

As universidades são classificadas por vários indicadores de desempenho acadêmico ou de pesquisa, incluindo ex-alunos e funcionários que ganharam prêmios Nobel e medalhas de campo, pesquisadores altamente citados, artigos publicados em Nature and Science, artigos indexados em grandes índices de citação e o desempenho acadêmico per capita da instituição. Para cada indicador, a instituição de maior pontuação recebe uma pontuação de 100 e as outras instituições são calculadas como uma porcentagem da pontuação máxima. A distribuição de dados para cada indicador é examinada para qualquer efeito significativo de distorção; técnicas estatísticas padrão são usadas para ajustar o indicador, se necessário. As pontuações para cada indicador são ponderadas conforme mostrado abaixo para chegar a uma pontuação geral final para uma instituição. A instituição de maior pontuação recebe uma pontuação de 100 e as outras instituições são calculadas como uma porcentagem da pontuação máxima. A classificação de uma instituição reflete o número de instituições que se situam acima dela.

Critérios Indicador Descrição Fontes da Informação Peso
 Qualidade do Ensino Alumni № de alunos e ex-alunos ganhadores de prêmios Nobel e medalhas Fields Web Nobel e Fields  10%
 Qualidade do Corpo docente Award Membros do corpo docente ganhadores de prêmios Nobel e medalhas Fields Web Nobel e Fields  20%
  HiCi Número de pesquisadores altamente citados nas 21 áreas do conhecimento Clarivate Analytics  20%
 Resultados de Pesquisa N&S Autores de artigos publicados na Nature e na Science nos últimos 5 anos. Clarivate Analytics  20%
  PUB Quantidade de artigos indexados nas bases de dados Science Citation Index Expanded (SCIE) e no Social Science Citation Index (SSCI) Clarivate Analytics  20%
 Tamanho da Instituição PCP Desempenho acadêmico de acordo com o tamanho da instituição Agências Nacionais  10%

*Para instituições especializadas em humanidades e ciências sociais, como London School of Economics, N&S não é considerado, e o peso da N&S é realocado para outros indicadores.

Informações Relevantes