Pró-Reitor Prof. Ubiratan D'Ambrosio

Gestão

Graduado em Matemática pela Universidade de São Paulo - USP (1954), possui doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo - USP (1963) e pós-doutorado na Brown University, USA, (1964-1965). É professor emérito da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

Foi diretor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica - IMECC / Unicamp de 1972 a 1980; chefe da Unidade de Melhoramento de Sistemas Educativos da Organização de Estados Americanos, Washington, DC (1980-1982); e membro do Conselho da "Pugwash Conferences on Science and World Affairs". É fellow da American Association for the Advancement of Science - AAAS e presidente honorário da Sociedade Brasileira de História da Ciência - SBHC.

Lecionou em várias Universidades do país e do exterior. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: História e Filosofia da Matemática, História e Filosofia das Ciências, Etnomatemática, Etnociência, Educação Matemática e Estudos Transdisciplinares.

Foi pró-reitor de Desenvolvimento Universitário de 1986 a 1990.