Pró-Reitor Prof. Jurandir Fernando Ribeiro Fernandes

Gestão

Graduado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA em 1972. Obteve os títulos de Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp em 1974 e 1979, respectivamente. É professor titular do Departamento de Engenharia de Sistemas - DENSIS da Faculdade de Engenharia Elétrica - FEE / Unicamp. Realizou estudos de pós-doutoramento no Laboratório D'Automatique et D´Analyse des Systèmes - LAAS de Toulouse, em 1980 e na Ecole Centrale de Paris - Division Logistique em 1992, ambos na França. Desde agosto de 2001 exerce o cargo de Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos.

Suas atividades profissionais anteriores, entre outras, incluem: diretor do Departamento Nacional de Trânsito - DENATRANde agosto de 1999 a maio de 2000; diretor de planejamento e desenvolvimento da Dersa Desenvolvimento Rodoviário S.A. de junho a agosto de 1999; presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas - EMDEC de janeiro de 1993 a dezembro de 1996; Secretário Municipal de Transporte de Campinas nos períodos de janeiro de 1993 a dezembro de 1996 e de janeiro a agosto de 1989.

Nas áreas administrativas e acadêmicas suas atividades nos últimos anos, entre outras, incluem: presidente da Associação Nacional dos Transportes Públicos - ANTP; pró-reitor de Desenvolvimento Universitário da PRDU / Unicamp; assessor da Reitoria da Unicamp; consultor "Ad Hoc" do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq; presidente do Fórum Paulista de Secretários de Transportes; presidente do Conselho Municipal de Transportes de Campinas - COMUTRANSP;  membro do Conselho Diretor da ANTP; presidente do Conselho Municipal de Tráfego de Campinas - COMUTRAF; representante regional (Campinas) da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes - ANPET.