Avaliação Institucional

Atualizado em: 27/02/2014

No início da década de noventa, a Unicamp realizou a primeira experiência de Avaliação Institucional das Unidades de Ensino e Pesquisa, através de um processo concebido e coordenado pelo Prof. Dr. José Dias Sobrinho, Pró-Reitor de Pós-Graduação, em um processo articulado dentro do que se chamou Projeto Qualidade para a Unicamp.

A Avaliação Institucional é realizada internamente, por meio de seus diversos órgãos de pesquisa, ensino de graduação e pós-graduação, formas de extensão e gestão administrativa e acadêmica, e também externamente, através dos pareceres de pares qualificados de outras instituições universitárias, dos indicadores reconhecidos de produção científica e dos critérios adequados de mérito cultural e artístico.

O processo de Avaliação de uma Universidade com as características da Unicamp ordena-se prioritariamente em função da produção acadêmica de excelência, nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, as quais jamais devem ser concebidas isoladamente ou praticadas sem estreita articulação e cooperação entre si. A avaliação deve ser fundamentalmente um instrumento favorável ao estabelecimento de diagnósticos e recomendações precisos para intensificação ou correção das ações que visem o incremento da excelência em todas as áreas de atuação da Universidade. Conseqüências específicas da avaliação institucional, quando bem feita, são, por exemplo, o mapeamento e a qualificação de suas forças e de suas fragilidades mais agudas de modo a subsidiar substancialmente o Planejamento Estratégico da Universidade, com o máximo de eficiência e de otimização de recursos.

Este processo foi retomado no início dos anos dois mil, para dar cumprimento à Deliberação CEE 04/99 regulamentada através da Deliberação CEE 04/00 (de 22 de Março de 2000), sendo realizado um primeiro processo compreendendo os períodos 1999-2003, que teve continuidade no período 2004-2008, com alguns aperfeiçoamentos. Já nestas duas outras fases o processo adquiriu uma maior institucionalidade através de Deliberações do Conselho Universitário. Além disto, nestas fases o assunto passou a ser coordenado pela Comissão de Planejamento Estratégico (COPEI), instituído pela Deliberação CONSU 260/02 buscando articular os processos de avaliação e de planejamento. Ambos os processos foram coordenados pela Coordenadoria Geral da Unicamp.

Dando seguimento ao processo, estamos implantando a Avaliação Institucional do período 2009-2013, aperfeiçoando os instrumentos, disponibilizando o processo em uma nova plataforma computacional e criando um vínculo mais bem definido com o Planejamento Estratégico das Unidades de Ensino e Pesquisa e dos Colégios Técnicos. Estes dois processos são coordenados pela Coordenadoria Geral da Universidade enquanto presidência da COPEI, com definição do modelo e do sistema de TI pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário. O processo correspondente relativo aos Centros e Núcleos se realiza como nos casos anteriores através da CAI/CONSU.

As fontes de informações são múltiplas e envolvem bancos de dados dos vários Órgãos da Universidade que se integram através do Sistema de Dados Gerenciais da Unicamp, S-Integra

 

avaliacao institucional

 

LIVROS

2009-2013

 

2004-2008

 

1999-2003

 

DOCUMENTAÇÃO

 

SISTEMAS

 

 

Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário - PRDU

Rua da Reitoria nº 121 - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"

CEP 13083-872 - Barão Geraldo - Campinas - SP

Contato

prdu@reitoria.unicamp.br

(19) 3521-4703