Pró-Reitores anteriores - Foto Teresa

Teresa Dib Zambon Atvars

2013 - Outubro/2016

Licenciada em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); mestre em Química (área de Físico-Química) pelo Instituto de Química (IQ) da Unicamp; doutora em Ciências (área de Físico-Química) pelo IQ da Unicamp; livre-docente (área de Físico-Química) pelo IQ; adjunta na área de Físico-Química; professora MS-6 e titular área de Físico-Química do IQ desde 2002. Conquistou diversos prêmios e distinções em trabalhos de congressos, entre eles: Prêmio de Reconhecimento Acadêmico 'Zeferino Vaz', em 2003, e de Professora Honorífica pela Universidad de San Marcos, Peru.

No IQ, ministrou disciplinas na graduação e na pós-graduação. Participou em mais de 300 bancas de exames de qualificação, dissertações de mestrado, teses de doutorado e de concursos públicos. Orientou 26 projetos de iniciação científica, 13 dissertações de mestrado, 13 teses de doutorado e supervisionou dez pós-doutores. Contabiliza 115 publicações indexadas no ISI; quatro pedidos de privilégios aprovados e depositados no Inpi; apresentações de mais de 300 em congressos no Brasil e no exterior. Atuou como professora visitante em diversas universidades: Universidad Nacional de Educacion a Distancia, Espanha; Universidad Carlos III de Madrid; Espanha; Georgetown University, Washington, DC; Universidade de Buenos Aires; Universidade Federal do Piauí (Terezina); Universidade Federal do Mato Grosso (Cuiabá); e Universidad San Marcos, Peru. Atuou na coordenação e vice-coordenação de diversos projetos de pesquisa, sendo 77 com financiamento da Fapesp, CNPq, Finep e National Science Foundation. Atualmente, é membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Eletrônica Orgânica, INCT/MCT/CNPq/Fapesp.

Entre as atividades administrativas desempenhadas no âmbito universitário, exerceu os cargos de chefe do Departamento de Físico-Química do IQ, membro da CPG, representante docente na Congregação em diversas oportunidades; presidente da Comissão Local de Avaliação dos servidores técnicos e administrativos; e coordenadora da CPG.

No âmbito da Unicamp, foi membro da CCPG; assessora técnica da Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp; representante docente no Consu, Cepe, CAI; assessora da CGU para assuntos de Planejamento Estratégico e Avaliação Institucional; pró-reitora de Pós-Graduação da Unicamp 2005-2009; e assessora do reitor para Assuntos de Educação Superior. No âmbito das sociedades científicas, foi membro de comissões organizadoras de vários congressos, na área de Química Teórica, Ciência de Materiais, Polímeros, Fotoquímica e Fotobiologia, no Brasil e no exterior (IUPAC, Interamerican Photochemical Society, Sociedade Latinoamericana de Fotoquímica y Fotobiologia); e membro do subcomitê de Fotoquímica da Divisão de Química Orgânica da IUPAC. No âmbito externo à Unicamp, trabalhou como integrante do Grupo Técnico de Licenciaturas, instituído pela portaria SESu/MEC; membro da Comissão de Especialistas de Educação/Licenciaturas do MEC; organização de Reuniões do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa das IES Brasileiras; e coordenadora do Fórum Sudeste de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisas.

 

Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário - PRDU

Rua da Reitoria nº 121 - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"

CEP 13083-872 - Barão Geraldo - Campinas - SP

Contato

prdu@reitoria.unicamp.br

(19) 3521-4703