Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário

2021 – 2024 Prof. Dr. Fernando Sarti Pró-reitor de Desenvolvimento Universitário

Fernando Sarti é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1987, mestrado em Economia pela UNICAMP (1994) com a dissertação: “Evolução das Estruturas de Produção e de Exportação da Indústria Brasileira nos Anos 1980” e doutorado em Economia pela UNICAMP (2001) com a tese “Internacionalização Comercial e Produtiva no Mercosul nos anos 90”. Participante da terceira edição do Cambridge Advanced Programme on Rethinking Development Economics (CAPORDE) na Universidade de Cambridge-Inglaterra em 2004.

Pós-Doutorado no Institut de Recherches Économiques et Sociales (IRES) na França. Professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas nos cursos de Economia Internacional e Microeconomia. Pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT-IE-UNICAMP) e da Rede Mercosul.

Principais áreas de pesquisa: Economia Industrial e Internacional e Finanças Corporativas. Principais temas de pesquisa: concorrência, competitividade, comércio exterior, investimento estrangeiro, acordos de integração, Mercosul, indústria automobilística, política industrial e tecnológica, Tecnologia da Informação, Economia do Turismo e Economia do Saneamento, Financeirização. 

Histórico de Pró-Reitores

2019 – 2021
Prof. Francisco de Assis Magalhães Gomes Neto

Francisco de Assis Magalhães Gomes Neto é engenheiro civil, formado pela Universidade de Brasília em 1985. Possui mestrado (1989) e doutorado (1995) em matemática aplicada pela Unicamp. Realizou pós-doutorado em Matemática Aplicada na Rice University, em Houston (1997) e tornou-se livre-docente em matemática aplicada pela Unicamp em 2001.

Professor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp desde 1989, foi coordenador do curso de graduação em matemática aplicada (2000-2003), chefe do Departamento de Matemática Aplicada (2006-2009) e primeiro coordenador do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) (2010-2012), tendo sido responsável pela implantação desse programa. Pela participação no ProFIS, recebeu, juntamente com outros professores da Unicamp, o prêmio Peter Murányi na área de Educação, em 2013. Entre 2014 e 2018, foi diretor do IMECC. Em 2018, assumiu o cargo de Diretor Financeiro da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp).

Dentro da matemática aplicada, suas áreas de pesquisa são a otimização e a pesquisa operacional. Também se dedica às atividades de cunho didático, sendo autor do livro Pré-cálculo: operações, equações, funções e trigonometria, publicado em 2018 pela Editora Cengage. Em 2014, recebeu da Unicamp o prêmio de reconhecimento docente pela dedicação ao ensino de graduação.

2017 – 2019
Profa. Marisa Masumi Beppu

Possui graduação em Engenharia Química (1993), mestrado (1996) e doutorado (1999) em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio sanduíche na North Carolina State University (NCSU-EUA).

Em 2002, foi selecionada em concurso pela Unicamp deixando carreira na iniciativa privada (Du Pont). 

Em 2006 realizou estágio pós-doutoral (2006) no Massachusetts Institute of Technology (MIT-EUA) e participou do programa de Mobilidade Docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em 2009. Realizou missão acadêmica na Université Laval (Quebec-Canadá, 2009) e na Université Cergy-Pontoise(França, 2014). 

É professora titular da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase no trabalho com polímeros naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: termodinâmica de macromoléculas, polímeros naturais (quitosana, fibroína de seda e glucomanana), adsorção e processos de separação, biomaterial, calcificação e fosfatos.

Realiza projetos, consultorias e assessoria a empresas na área de biorrecursos, Seis Sigma e qualidade de processos. Possui projetos bilaterais com os EUA (MIT), Canadá (ULaval), França (EMAlès e UCP), Portugal (INEB e FEUP) e Argentina (UNR).

Coordenou projetos relacionados a ensino (CNPq FORMA Engenharia) e ao desenvolvimento de outros programas de pós-graduação (PROCAD-CAPES). Coordena o Laboratório de Engenharia e Química de Produtos desde 2002. Orientou pós-doutorandos, doutorandos, mestrando e graduandos, além de alunos do ensino médio através do programa PICJr e CAF. 

Foi chefe do Departamento de Termofluidodinâmica (2004-2006), diretora associada da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp (2010-2014) onde é diretora na gestão 2014-2018. 

É Vice Presidente da SLABO (Sociedade Latino Americana de Biomateriais e Órgãos Artificiais, 2016-2018) e assessora de vários fundações nacionais e internacionais de fomento à pesquisa (NSERC, USDA, MINCyT, entre outras). É bolsista produtividade 1D do CNPq, recebeu os prêmios Zeferino Vaz de destaque acadêmico 2012, Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação e Mérito Científico em 2012 (menções honrosas em 2014 e 2016) e professora homenageada/paraninfa dos formandos da Engenharia Química (2004 e 2007).

2016 – 2017
Prof. Leandro Palermo Júnior

Possui graduação em Engenharia Civil (1982), mestrado (1985) e doutorado (1989) em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Livre-Docência obtida na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (2000) com a tese “Análise Elástica de Placas e o Método dos Elementos de Contorno”. Atualmente, é Professor Titular. Membro de corpo editorial das revistas Boundary Element Communications, Engineering Analysis with Boundary Elements e Revista da Estrutura de Aço. É revisor de diversos periódicos e de projetos de fomento das agências financiadoras. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas. Membro do Comitê ABNT/CB-2 com atividades relacionadas à revisão das Normas Brasileiras relacionadas às Estruturas Metálicas. Ministra disciplinas em graduação relacionadas à área de Estruturas Metálicas. Atua na área de métodos numéricos para o desenvolvimento de pesquisa, com ênfase nos tratamentos pelo método dos elementos de contorno. São estudados problemas contendo análises linear e não-linear aplicados a barras, incluindo àquelas com seção transversal delgada, chapas contendo ou não fraturas e flexão de placas com ou sem o efeito da deformação por cortante na flexão.

No âmbito administrativo da Faculdade, foi: Diretor, Diretor Associado, Vice-Chefe do Departamento de Estruturas, participou algumas vezes da comissão da área de Estruturas no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, incluindo a presidência da comissão da área responsável pela criação do Mestrado em Estruturas (1992), Responsável pelo Programa CAPES/PICD, Membro da Comissão Local de Avaliação de Servidores (CLA) (1988), Membro de comissão para Seleção dos Melhores Trabalhos de Mestrado e Doutorado apresentados no ITA.

No âmbito da Universidade foi: Assessor da Pró-Reitoria de Graduação, Membro da Comissão Deliberativa da COMVEST, Membro da Comissão Interna de Avaliação Institucional da Universidade (1994). Membro da Comissão de Avaliação de Servidores (CAS), Membro da Comissão de Especialistas para Análise e Avaliação dos Planos de Cursos dos Colégios Técnicos da Unicamp, Membro da Comissão Auxiliar Interna (CAI) da CADI, Membro da Comissão Permanente para Contratação Docente, Membro da Comissão para Estudo e Proposta de Regras para Eleição da Representação Discente junto ao Conselho Universitário, Membro Titular da Comissão de Vagas Não Docentes, Membro do Grupo de Trabalho para Analisar Questões Relativas à Inclusão Social nos Cursos de Graduação da Unicamp, Membro do Comitê do Programa Institucional da Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) CNPq-Unicamp, Membro da Comissão PIBIC/CNPq/PRP para Seleção dos Melhores Trabalhos Apresentados no Congresso, Membro da Comissão Organizadora do Programa Ciência nas Férias da Unicamp.

2013 – 2016
Profa. Teresa Dib Zambon Atvars

Licenciada em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); mestre em Química (área de Físico-Química) pelo Instituto de Química (IQ) da Unicamp; doutora em Ciências (área de Físico-Química) pelo IQ da Unicamp; livre-docente (área de Físico-Química) pelo IQ; adjunta na área de Físico-Química; professora MS-6 e titular área de Físico-Química do IQ desde 2002. Conquistou diversos prêmios e distinções em trabalhos de congressos, entre eles: Prêmio de Reconhecimento Acadêmico ‘Zeferino Vaz’, em 2003, e de Professora Honorífica pela Universidad de San Marcos, Peru.

No IQ, ministrou disciplinas na graduação e na pós-graduação. Participou em mais de 300 bancas de exames de qualificação, dissertações de mestrado, teses de doutorado e de concursos públicos. Orientou 26 projetos de iniciação científica, 13 dissertações de mestrado, 13 teses de doutorado e supervisionou dez pós-doutores. Contabiliza 115 publicações indexadas no ISI; quatro pedidos de privilégios aprovados e depositados no Inpi; apresentações de mais de 300 em congressos no Brasil e no exterior. Atuou como professora visitante em diversas universidades: Universidad Nacional de Educacion a Distancia, Espanha; Universidad Carlos III de Madrid; Espanha; Georgetown University, Washington, DC; Universidade de Buenos Aires; Universidade Federal do Piauí (Terezina); Universidade Federal do Mato Grosso (Cuiabá); e Universidad San Marcos, Peru. Atuou na coordenação e vice-coordenação de diversos projetos de pesquisa, sendo 77 com financiamento da Fapesp, CNPq, Finep e National Science Foundation. Atualmente, é membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Eletrônica Orgânica, INCT/MCT/CNPq/Fapesp.

Entre as atividades administrativas desempenhadas no âmbito universitário, exerceu os cargos de chefe do Departamento de Físico-Química do IQ, membro da CPG, representante docente na Congregação em diversas oportunidades; presidente da Comissão Local de Avaliação dos servidores técnicos e administrativos; e coordenadora da CPG.

No âmbito da Unicamp, foi membro da CCPG; assessora técnica da Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp; representante docente no Consu, Cepe, CAI; assessora da CGU para assuntos de Planejamento Estratégico e Avaliação Institucional; pró-reitora de Pós-Graduação da Unicamp 2005-2009; e assessora do reitor para Assuntos de Educação Superior. No âmbito das sociedades científicas, foi membro de comissões organizadoras de vários congressos, na área de Química Teórica, Ciência de Materiais, Polímeros, Fotoquímica e Fotobiologia, no Brasil e no exterior (IUPAC, Interamerican Photochemical Society, Sociedade Latinoamericana de Fotoquímica y Fotobiologia); e membro do subcomitê de Fotoquímica da Divisão de Química Orgânica da IUPAC. No âmbito externo à Unicamp, trabalhou como integrante do Grupo Técnico de Licenciaturas, instituído pela portaria SESu/MEC; membro da Comissão de Especialistas de Educação/Licenciaturas do MEC; organização de Reuniões do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa das IES Brasileiras; e coordenadora do Fórum Sudeste de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisas.

2012 – 2013
Prof. Roberto Rodrigues Paes

Graduado em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCC (1979), com mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (1996). Atua principalmente nos seguintes temas: pedagogia do esporte, esporte, basquetebol, educação física e jogos coletivos.

É professor associado da Faculdade de Educação Física – FEF / Unicamp. Foi membro do Grupo de Trabalho instituído pelo Ministério Extraordinário dos Esportes no âmbito do Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto, que teve por finalidade assessorar o Instituto no processo de implantação do Programa Esporte Educacional (1996-2000) no Brasil; coordenador de extensão da Faculdade de Educação Física – FEF / Unicamp (1990-1995); diretor associado da Faculdade de Educação Física – FEF / Unicamp (1998-2002); membro da Comissão de Especialistas de Ensino da Área de Educação Física – Ministério da Educação – Secretaria da Educação Superior – Sesu (2000-2002); diretor da Faculdade de Educação Física – FEF / Unicamp (2002-2006); líder do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte – GEPESP, credenciado no CNPqdesde 2006; diretor executivo da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp – Funcamp (2008-2010); prefeito do campus da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2009 a junho de 2012).

Assumiu a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário – PRDU / Unicamp em junho de 2012 para término da gestão 2009-2013.

2002 – 2012
Prof. Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva

Graduado em Medicina na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (1977), fez residência médica em Pediatria. Iniciou sua carreira docente na Unicamp em 1980, no Departamento de sua área de atuação – Pediatria. Em 1986 doutorou-se em Medicina Interna.

Como coordenador de administração do Hospital de Clínicas – HC / Unicamp, permaneceu de 1988 a 1991. De 1994 a 1997 foi diretor associado da Faculdade de Ciências Médicas – FCM / Unicamp e paralelamente assumiu a direção executiva da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp – Funcamp, período em que se consolidou a construção do prédio administrativo da Fundação e a Casa do Professor Visitante – CPV.

Cumpriu três mandatos como superintendente do HC / Unicamp. Seu primeiro mandato como superintendente foi de 1991 a 1994, o segundo de 1997 a 2000 e foi reeleito para a gestão 2000-2002.

Assumiu a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário – PRDU na gestão 2002–2005, reconduzido ao cargo, nas gestões 2005-2009 e 2009-2013. Indicado pelo Governador do Estado, em 2008, para compor o Conselho de Administração da São Paulo Previdência – SPPREV, por um período de 2 anos. Coordena o Programa de Estudos em Sistema de Saúde – PESS, vinculado ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas – NEPP / Unicamp, desde 2006. O Programa contempla o desenvolvimento de um conjunto de projetos de pesquisas, financiados pelo Ministério da SaúdeSecretaria de Estado da Saúde de São PauloFAPESPFundap, Agecamp e Prefeituras.

2001 – 2002
Prof. Álvaro Penteado Crosta

Graduado em Geologia na Universidade de São Paulo – USP (1977), fez mestrado em Sensoriamento Remoto no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE (1982) e doutorado no Imperial College, University of London, Reino Unido (1990). Realizou pós-doutoramento no Desert Research Institute, University of Nevada, Reno, EUA (1995), no Museum für Naturkunde, Humboldt-Universität, Berlim, Alemanha (2010), e Universität Wien, Viena, Austria (2010). É professor convidado do Petroleum Institute, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.

Ingressou no Instituto de Geociências – IG / Unicamp em 1984 e exerceu as funções de chefe de departamento, coordenador de pós-graduação e diretor (2005-2009). Na Reitoria da Unicamp foi chefe de gabinete adjunto (2000-2001) e pró-reitor de Desenvolvimento Universitário (2001-2002). Foi diretor financeiro (2010-2012), membro do Conselho Fiscal (2006-2009) e membro do Conselho Curador da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp – Funcamp. Exerceu vários mandatos como representante docente eleito junto ao Conselho Universitário – CONSU / Unicamp.

CAPES no período 2001-2007, coordenador adjunto entre 2008 e 2010 e coordenador da área de 2011 a 2013.

Recebeu o prêmio “Regional Vice President Lecturer” da Society of Economic Geologists – SEG em 2010. É editor associado do Geological Society of America Bulletin e do Brazilian Journal of Geology. É fellow da Society of Economic Geologists – SEG, da qual é também membro do Distinguished Lecturer Committee (2011-2013). É membro do Barringer Medal and Award Selection Committee da Meteoritical Society (2012-2015). Em 1994 recebeu da Unicamp o prêmio Zeferino Vaz e em 2010 o Diploma de Mérito do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo – CREA/SP.

2001 – 2001
Prof. Jurandir Fernando Ribeiro Fernandes

Graduado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA em 1972. Obteve os títulos de Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp em 1974 e 1979, respectivamente. É professor titular do Departamento de Engenharia de Sistemas – DENSIS da Faculdade de Engenharia Elétrica – FEE / Unicamp. Realizou estudos de pós-doutoramento no Laboratório D’Automatique et D´Analyse des Systèmes – LAAS de Toulouse, em 1980 e na Ecole Centrale de Paris – Division Logistique em 1992, ambos na França. Desde agosto de 2001 exerce o cargo de Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos.

Suas atividades profissionais anteriores, entre outras, incluem: diretor do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRANde agosto de 1999 a maio de 2000; diretor de planejamento e desenvolvimento da Dersa Desenvolvimento Rodoviário S.A. de junho a agosto de 1999; presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – EMDEC de janeiro de 1993 a dezembro de 1996; Secretário Municipal de Transporte de Campinas nos períodos de janeiro de 1993 a dezembro de 1996 e de janeiro a agosto de 1989.

Nas áreas administrativas e acadêmicas suas atividades nos últimos anos, entre outras, incluem: presidente da Associação Nacional dos Transportes Públicos – ANTP; pró-reitor de Desenvolvimento Universitário da PRDU / Unicamp; assessor da Reitoria da Unicamp; consultor “Ad Hoc” do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq; presidente do Fórum Paulista de Secretários de Transportes; presidente do Conselho Municipal de Transportes de Campinas – COMUTRANSP; membro do Conselho Diretor da ANTP; presidente do Conselho Municipal de Tráfego de Campinas – COMUTRAF; representante regional (Campinas) da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes – ANPET.

1998 – 2001
Prof. Luis Carlos Guedes Pinto

Graduado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ da Universidade de São Paulo – USP em 1965. Recebeu o Prêmio Edições Melhoramentos como melhor aluno da turma no conjunto de disciplinas relativas à Agricultura. Doutorou-se pela mesma escola em 1973, livre docente em 1979, professor adjunto em 1987 e professor titular de Economia Agrícola em 1993 da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Fez estudos de pós-doutorado na Universidad de Córdoba, Espanha, em 1991. Além de professor da Unicamp de 1983 a 2003, foi docente na Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCC (1966-1969) e na Universidade de Brasília – UnB (1976-1982).

Ocupou os seguintes cargos nos últimos anos: Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; presidente da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB; membro do Conselho de Administração do BNDES; presidente dos Conselhos de Administração da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais – CEASA/MG, da Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais – CASEMG, da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo – CEAGESP e da Companhia Brasileira de Participação Agroindustrial BrasAgro; pró-reitor de Desenvolvimento Universitário da PRDU / Unicamp (1998-2001); membro do Conselho Curador da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo – ITESP e do Conselho Curador da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – SEADE do Estado de São Paulo; vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil.

1994 – 1998
Prof. José Tadeu Jorge

Graduado em Engenharia de Alimentos na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (1975), onde também realizou mestrado em Tecnologia de Alimentos (1977) e doutorado em Ciências de Alimentos (1981), concentrando suas pesquisas na área de tecnologia pós-colheita, na qual estudou produtos minimamente processados, armazenamento de produtos agrícolas e propriedades físicas de materiais biológicos. Em 1992 titulou-se professor livre docente, professor adjunto em 1995 e professor titular em 1996. Foi diretor da Faculdade de Engenharia Agrícola – FEAGRI / Unicamp de 1987 a 1991, diretor executivo da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp – Funcamp de 1990 a 1992, chefe de gabinete da Reitoria da Unicamp de 1992 a 1994, pró-reitor de Desenvolvimento Universitário de 1994 a 1998, novamente diretor da FEAGRI / Unicamp de 1999 a 2002, vice-reitor da Unicamp de 2002 a 2005 e reitor da Unicamp de 2005 a 2009.

Exerceu o cargo de Secretário Municipal da Educação de Campinas de 2009 a 2011. Foi membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP de 2006 a 2012. Participou de vários conselhos/comitês, destacando-se: Memorial da América Latina, TV Cultura – Fundação Padre Anchieta, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, Rede Universia Brasil, Companhia de Desenvolvimento do Pólo de Alta Tecnologia de Campinas – Ciatec, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA/SP. Presidiu a Associação Brasileira de Engenheiros de Alimentos – ABEA. É membro do Conselho Superior de Estudos Avançados – CONSEA, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP desde 2008.

1990 – 1994
Prof. Carlos Eduardo do Nascimento Gonçalves

Graduado em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo – FACESP (1965) e doutorou-se em Ciências, área de Economia na Unicamp (1976).

Exerceu as seguintes funções docentes: professor colaborador no Departamento de Economia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH / Unicamp (1968-1970); professor assistente do Departamento de Economia a partir de 1973; professor assistente doutor do Departamento de Economia a partir de 1976; professor da graduação e da pós-graduação do Instituto de Economia – IE / Unicamp.

Coordenou e executou vários convênios na área de Organização, Estrutura Industrial e Progresso Tecnológico. Entre outras atividades universitárias coordenou o curso de pós-graduação em Economia e a comissão dos cursos de graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH / Unicamp.

Na década de 80 exerceu diversos cargos na Unicamp. Foi representante presidente da Câmara Curricular; assessor técnico junto à Coordenadoria Geral da Universidade – CGU; diretor associado do Instituto de Economia – IE / Unicamp; coordenador da elaboração do Projeto BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento; chefe do Departamento de Teoria Econômica do Instituto de Economia – IE / Unicamp; diretor do Instituto de Economia – IE / Unicamp; coordenador de graduação, de pós-graduação e de extensão no Instituto de Economia – IE / Unicamp; e representante dos MS-4 no Conselho Universitário – CONSU.

Foi pró-reitor de Desenvolvimento Universitário de 1990 a 1994.

1986 – 1990
Prof. Ubiratan D’Ambrosio

Graduado em Matemática pela Universidade de São Paulo – USP (1954), possui doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo – USP (1963) e pós-doutorado na Brown University, USA, (1964-1965). É professor emérito da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

Foi diretor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica – IMECC / Unicamp de 1972 a 1980; chefe da Unidade de Melhoramento de Sistemas Educativos da Organização de Estados Americanos, Washington, DC (1980-1982); e membro do Conselho da “Pugwash Conferences on Science and World Affairs”. É fellow da American Association for the Advancement of Science – AAAS e presidente honorário da Sociedade Brasileira de História da Ciência – SBHC.

Lecionou em várias Universidades do país e do exterior. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: História e Filosofia da Matemática, História e Filosofia das Ciências, Etnomatemática, Etnociência, Educação Matemática e Estudos Transdisciplinares.

Foi pró-reitor de Desenvolvimento Universitário de 1986 a 1990.